29º Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, sucesso e reconhecimento
São Paulo, 25 de agosto de 2024.
29º Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, sucesso e reconhecimento
O 29º Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia manteve a impressionante marca de 10.000 pessoas, entre palestrantes, expositores, staff, prestadores de serviços, entre outros. Realizado no Transamerica Expo Center, na cidade de São Paulo, no período de 22 a 24 de agosto de 2024. Na ocasião, desfrutamos de momentos preciosos de estudos sobre questões prevalentes no exercício da tocoginecologia, de apreensão de novos conhecimentos e técnicas, de troca de experiências com mestres de alguns dos principais serviços do Brasil e de convívio agradável com nossos pares.
A audiência médica, na casa dos 6.000 especialistas, manteve-se vibrante todo o tempo, circulando entre os 12 auditórios e a área de exposições, com as novidades apresentadas pelas 65 empresas patrocinadoras. Concorridíssima também foi a abertura oficial, que teve à mesa de trabalhos o presidente da SOGESP, Luciano Melo Pompei, a vice, Marair Gracio Ferreira Sartori, a secretária geral, Maria Rita de Souza Mesquita, a 2ª vice, Silvana Maria Quintana, além de representantes da Febrasgo, Associação Paulista de Medicina, Cremesp e AMB.
Na abertura, aliás, o presidente Luciano Pompei fez saudação esfuziante ao auditório lotado - a despeito de a solenidade ocorrer na noite do primeiro dia de Congresso e de o público já haver estudado por horas e horas.
“Boa noite a todos. Muita honra, muita alegria de aqui estarmos uma vez mais para o nosso Congresso de Obstetrícia Ginecologia do Estado de São Paulo. Um encontro de grandes proporções e resultados para nossas pacientes, para a qualificação de nossa prática. Toda nossa comissão organizadora teve cuidado especial com o conteúdo científico para que possamos aplicar o melhor no atendimento, garantir uma assistência de excelência. Na SOGESP, é gigante o orgulho por esse Congresso e sua capacidade de atrair colegas oriundos de todos os cantos do País, além de obviamente dos nossos ginecologistas e obstetras de estado de São Paulo. Espero que aproveitem ao máximo”.
Um dos points que mais bombou durante os três dias foi o Estande SOGESP, local preparado com todo o carinho para recepcionar os associados e todos os congressistas, que entre as diversas atividades, sempre apresenta pesquisas, cujos resultados ajudam a nortear os trabalhos de nossa Associação. Uma área para descanso com conforto e atendimento dedicado, além de orientações sobre benefícios importantes como o Consultório Digital.
Nesta 29ª edição, os visitantes do Espaço SOGESP receberam gratuitamente três relevantes publicações: o Manual de Orientações de Boas Condutas nas Mídias Sociais, o Manual de Honorários Médicos e CBHPM e o book Recomendações SOGESP sobre número adequado de obstetras em plantão presencial nas maternidades.
Outro estande concorrido foi o Espaço do Residente, no qual os nossos futuros especialistas tiveram acolhimento e também a oportunidade de responder a pesquisa sobre as necessidades e expectativas deles, bate-papos com especialistas e reencontros. Entre os temas abordados, estavam: quais são as dificuldades do dia a dia de aprendizado e prática? O que esperam da profissão? Como veem o mercado de trabalho? Entre outras questões.
No Congresso 2024, ainda tivemos baristas, o tradicional Coquetel dos congressistas, distribuição de mimos e novidades dos expositores. Foi bem diferenciado mesmo.
Um super e indispensável destaque: os cursos práticos de obstetrícia, ginecologia e para os residentes, idealizado pelas professoras Rossana Pulcineli, Rosiane Mattar, Silvana Quintana, Vera Borges e Elaine Moisés, é uma iniciativa educacional com estações práticas para desenvolver habilidades hands-on nos congressistas, segundo informa Fernanda Spadoto, coordenadora do curso prático de obstetrícia, transcorrido no primeiro dia de Congresso.
“Os cursos são um sucesso faz anos”, comenta Spadoto. “Os temas foram mudando ao longo dos anos. Por exemplo, a colocação de DIU pós-parto é um módulo mais recente, pela necessidade e pela indicação da Organização Mundial de Saúde. Mas sempre temos casa cheia.
No segundo dia de Congresso, tivemos as oficinas de ginecologia. As organizadoras, Rosana, Rosiane e todo o grupo avaliam que cumpriu o objetivo de aprimorar ainda mais a experiência dos nossos associados com introdução de uma parte prática ou teórico-prática em todos os cursos. É consenso que iniciativa vem a contribuir significativamente para a atualização profissional e o aprimoramento das habilidades técnicas de cada um.
Foram cinco estações tratando de manejo de hemorragia corporal, manuseio dos balões de tamponamento, distocia de ombro, colocação de DIU pós-parto imediato, parto pélvico, parto instrumentalizado, treinamento na aplicação do fórceps e do vácuo extrator.
Outra etapa dos cursos ocorreu no sábado. Foi direcionada aos residentes, mesclando estações de Ginecologia e de Obstetrícia.
“Reduzimos os temas de Obstetrícia, mantendo a hemorragia pós-parto e as habilidades no manejo da distocia de ombro, parto pélvico, colocação de DIU”, relembra Spadoto. Houve uma procura enorme pelos residentes. Sucesso”.
Na avaliação de Silvana Quintana, foi um Congresso de excelência. Ela destaca a programação extremamente atualizada, principalmente abordando temas de infecção - risco de transmissão para o bebê; as novas técnicas para rastreio de câncer de colo uterino a serem adotadas no Brasil ainda em 2024, oferecendo oportunidade aos colegas de ginecologistas e obstetras de uma atualização baseada em evidências científicas.
“É muito importante neste momento em que a nossa profissão está sendo de alguma forma abordada por outros profissionais, que não são muitas vezes nem médicos nem ginecologistas e obstetras. Queremos os nossos colegas de ginecologistas e obstetras bem atualizados atuando de forma pertinente com base em evidências científicas. Assim manteremos a especialidade como uma de nossas ilhas de excelência. Nossas pacientes têm direito”.
Para 2025 o evento já tem data marcada, sendo de 21 até 23 de agosto, ainda no Transamerica Expo Center. Poucos dias após a realização, a comissão organizadora já reinicia os trabalhos para proporcionar a melhor experiência possível aos participantes, do Congresso que marcará 30 edições.