3ª Dose da vacina anti COVID-19 em Gestantes e Puérperas
CORONAVIRUS
São Paulo, 08 de outubro de 2021
A observação de que gestantes e puérperas apresentam maior risco de desenvolver as formas grave da COVID-19 e, consequentemente, maior risco de morte materna foi a principal motivação para que a SOGESP se posicionasse favorável a vacinação neste grupo de mulheres.
Neste momento, o maior número de casos graves de COVID-19 tem ocorrido em grávidas não vacinadas, particularmente no terceiro trimestre.
De acordo com os dados do Observatório Obstétrico COVID-19, até 29/09/2021 mais de 700.000 gestantes receberam a primeira dose de vacina anti COVID e 58% destas receberam a segunda dose. Embora muitas gestantes ainda não estejam completamente imunizadas, estes dados apontam uma importante redução nos casos de morte materna após o início da vacinação.
Diante da recomendação do Ministério da Saúde do Brasil para que seja oferecida a dose de reforço da vacina anti COVID-19, em grupos como idosos e profissionais da saúde, no mínimo seis meses após a segunda dose da vacina, a SOGESP orienta aos colegas ginecologistas e obstetras que recomendem que as gestantes e puérperas que receberam o esquema vacinal de duas doses, seja Coronavac ou Pfizer, recebam a dose de reforço seis meses após completar o esquema vacinal.
De acordo com publicação do Royal College of Obstetricians & Gynaecologists (https://www.rcog.org.uk/en/news/pregnant-women-eligible-for-the-covid-19-booster-vaccine-urged-to-take-up-offer/) em 16 de setembro de 2021, mais de 200.000 grávidas foram vacinadas e estes imunobiológicos são eficientes e seguros.
Portanto, grávidas e puérperas devem receber o esquema vacinal completo para COVID-19 (duas doses) de Coronavac ou Pfizer e devem receber a dose de reforço 6 meses após a segunda dose do esquema vacinal.
Destacamos, também, que o Ministério orientou que outras vacinas como influenza, DTPa podem ser realizadas no mesmo momento da vacina anticovídica.
Microsoft.CSharp.RuntimeBinder.RuntimeBinderException: 'Newtonsoft.Json.Linq.JValue' does not contain a definition for 'macroAlias' at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object ) at System.Dynamic.UpdateDelegates.UpdateAndExecute1[T0,TRet](CallSite site, T0 arg0) at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object ) at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_macro.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\macro.cshtml:line 0 at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageCoreAsync(IRazorPage page, ViewContext context) at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageAsync(IRazorPage page, ViewContext context, Boolean invokeViewStarts) at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderAsync(ViewContext context) at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.RenderPartialCoreAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData, TextWriter writer) at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.PartialAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData) at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_base.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\base.cshtml:line 11