11 99167-0001 11 3884-7100 contato@sogesp.org.br
Logo SOGESP

Avaliação crítica do estudo que relacionou o uso de DIU hormonal com o aumento risco de câncer de mama

São Paulo, 21 de outubro de 2024.

Tratou-se de um estudo Dinamarquês publicado no JAMA (The Journal of the American Medical Association), que analisou grupo de mulheres usuárias ou não de DIU hormonal e a possibilidade de haver aumento de risco de desenvolver Ca de Mama.

Ponto forte do estudo foi o número de mulheres analisadas com dois grupos em média de 78.000 mulheres usuárias ou não de DIU hormonal.

Ponto fraco apontado inclusive pelos autores, foi que não se afastou fatores confundidores de risco para Ca de mama (obesidade, sedentarismo, uso de álcool, risco genético familiar).

Os próprios autores concluem com muito cuidado a análise dos resultados, pois apesar de ter mostrado significância estatística, isso não deve ser considerado como significância clínica, até porque o grupo de mulheres não usuárias de DIU hormonal apresentou maior número de casos de Ca de Mama do que o grupo das mulheres que utilizavam DIU hormonal.

Além disso, as ferramentas eletrônicas de análise de risco para Ca de mama, só consideram aumento de risco quando este número é superior a 2,0 (RR>2,0), sendo que em todos os grupos, o risco foi inferior a 2,0.

Por fim, pode-se concluir que nada mudou em relação ao risco de Ca de Mama com o uso de DIU hormonal, e que podemos tranquilizar as pacientes futuras ou usuárias atuais, que o DIU hormonal continua sendo seguro em relação as suas indicações, sem aumento de chance de desenvolver Ca de Mama.


Rodolfo Strufaldi
Mestre e Doutor em Ginecologia pela Faculdade de Medicina do ABC
Professor Doutor Assistente da Disciplina de Ginecologia FMABC
Membro CNE Climatério da FEBRASGO
Membro da Comissão SOGESP em Defesa e Valorização do Ginecologista e Obstetra

Próximos eventos