FEBRASGO divulga recomendação sobre a prática denominada “cesariana assistida pela mãe” (MAC – Maternal Assisted Caesarean Section)
Notícias SOGESP
São Paulo, 14 de agosto de 2023.
FEBRASGO divulga recomendação sobre a prática denominada “cesariana assistida pela mãe” (MAC – Maternal Assisted Caesarean Section)
A FEBRASGO divulgou recomendação para que a prática denominada “cesariana assistida pela mãe” (MAC – Maternal Assisted Caesarean Section) não seja realizada fora de estudos clínicos aprovados.
Matérias recentemente veiculadas na mídia a respeito dessa prática, que consiste na participação da própria mãe no procedimento cirúrgico da cesárea, tirando o filho do útero e levando-o até o seu peito, levaram a FEBRASGO a se posicionar publicamente.
A FEBRASGO alerta que “esse é um procedimento sem evidências significativas de sua segurança”, que “não encontra amparo em protocolos, recomendações ou estudos bem desenhados” e que sua prática tem o potencial de aumentar em número e gravidade as complicações da cesariana.
A FEBRASGO lembra também que existem práticas mais seguras que podem ser adotadas durante a cesariana, visando o nascimento respeitoso e a melhora do vínculo com o recém-nascido. Vale lembrar que as Diretrizes de Atenção à Gestante: a operação cesariana recomenda que deve ser assegurado o contato pele a pele imediato e contínuo do bebê saudável com sua mãe, fortalecendo os laços maternais e favorecendo também o aquecimento do bebê.
A SOGESP apoia a recomendação da FEBRASGO, cuja íntegra pode ser acessada aqui.