GO em debate na Câmara da CBHPM
Notícias SOGESP
São Paulo, 12 de março de 2020
Aconteceu em 9 de março, mais uma reunião do Grupo de Trabalho sobre Remuneração Médica da Associação Médica Brasileira (AMB). A SOGESP marcou presença, representada pela diretora de Defesa Profissional, Maria Rita de Sousa Mesquita, e pela assessora jurídica Juliana Ferreira Kozan.
Mesmo antes da abertura dos trabalhos, Miyuki Goto, da AMB, destacou que a pauta da Ginecologia e Obstetrícia para alterações na CBHPM será debatida na Câmara Técnica Permanente da CBHPM, em maio próximo.
Quanto à reunião de abril da Câmara Técnica da CBHPM, houve o informe de que estará em debate o processo de atualização da Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS), atualmente feita pelo Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar (COPISS) da ANS.
Houve ainda balanço sobre as discussões realizadas na Câmara em 2019 e neste início de 2020, durante o qual apontou-se os problemas que os enfrentam em ralação à a remuneração: diversidade de fontes de recebimento, diferentes tabelas e regras de pagamento, cálculo incorreto de honorários, glosas não recursadas, faturamento não realizado, falta de reajuste, pagamento à menor, perdas de cerca de 30% da remuneração.
Também se levantou a proposta de criação desse GT para criação de um selo de transparência médica (categorias bronze, prata e ouro) da AMB, uma forma de acreditação de fontes pagadoras (operadoras de planos de saúde, hospitais e laboratórios).
Deve prever critérios de avaliação de práticas transparentes relacionadas à remuneração dos médicos, que envolveria a criação de protocolos assistenciais pelas sociedades.
A ideia é que o selo seria interessante para as fontes pagadoras para a redução no custo do faturamento (por meio da utilização do aplicativo, que seria comprado por elas) e por exigências de compliance. Para as sociedades, possibilitará a obtenção de dados de remuneração médica para fomentar discussões relacionadas a reajustes e modelos de remuneração.
As especialidades se mostraram interessadas, mas sugeriram um detalhamento dos fluxos de acreditação e participação de cada entidade. À SOGESP, foi solicitado auxílio na elaboração do projeto.
Microsoft.CSharp.RuntimeBinder.RuntimeBinderException: 'Newtonsoft.Json.Linq.JValue' does not contain a definition for 'macroAlias' at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object ) at System.Dynamic.UpdateDelegates.UpdateAndExecute1[T0,TRet](CallSite site, T0 arg0) at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object ) at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_macro.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\macro.cshtml:line 0 at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageCoreAsync(IRazorPage page, ViewContext context) at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageAsync(IRazorPage page, ViewContext context, Boolean invokeViewStarts) at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderAsync(ViewContext context) at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.RenderPartialCoreAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData, TextWriter writer) at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.PartialAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData) at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_base.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\base.cshtml:line 11