11 99167-0001 11 3884-7100 contato@sogesp.org.br
Logo SOGESP

Médicos debatem prós e contras do método e realizam capacitação extraordinária para qualificar a assistência.

Atualização Médica

São Paulo, 30 de novembro de 2020

Médicos debatem prós e contras do método e realizam capacitação extraordinária para qualificar a assistência. Iniciativa é da SOGESP Centro-Oeste

Um tema caro e relevante às mulheres merecerá debate entre ginecologistas e obstetras da Regional Centro-Oeste da SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, em live, amanhã, 1 de dezembro, às 20h. Trata-se do congelamento de óvulos, método que cresce em importância com o ritmo cada vez mais intenso da rotina delas, além das mudanças de estilo de vida.

Compromissos profissionais e pessoais, gestão domiciliar, convivência em família, cuidados com o corpo e a saúde, entre outras atividades, tornam o dia a dia da mulher uma maratona. Por vezes, priorizar, se faz necessário. Nessas, a maternidade vira plano B, vai ficando para mais tarde.

A questão é que com o passar do tempo, aumentam os riscos de insucesso no engravidar. Dados da Comissão Nacional Especializada em Reprodução Humana da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) atestam que um terço das mulheres que deixa para ter filho após os 35 anos desenvolve infertilidade ou dificuldade de resposta à gestação.

Especialistas dizem que, em regra, a melhor idade para tentar ser mãe é entre 25 e 35 anos. De qualquer forma, a mulher é soberana. Se quiser postergar a gravidez, ok. Há a possibilidade de reprodução assistida, de congelamento de óvulos.

Sob coordenação do presidente da SOGESP Centro-Oeste, José Roberto Salina, a live será abrangente do ponto de vista prático-científico, com apresentação de caso clínico e exposição das distintas técnicas, com seus prós e contras. Ocorrerá ainda análise dos aspectos éticos, igualmente fundamentais à qualificação da assistência à mulher.

“O congelamento de óvulos é, vamos dizer assim, uma garantia à mulher. Com o decorrer dos anos, as células e o sistema reprodutor também envelhecem. Lembremos que a produção de óvulos é limitada”, argumenta José Roberto. “Portanto, é mais indicada a quem pretende retardar a gravidez, por razões pessoais ou profissionais ou ainda de saúde – que impõe adiar a gravidez, como em situação de tratamento quimioterápico. Os especialistas têm de conhecer tudo sobre o assunto, inclusive sobre à luz da Ética”.

Microsoft.CSharp.RuntimeBinder.RuntimeBinderException: 'Newtonsoft.Json.Linq.JValue' does not contain a definition for 'macroAlias'
   at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object )
   at System.Dynamic.UpdateDelegates.UpdateAndExecute1[T0,TRet](CallSite site, T0 arg0)
   at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object )
   at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_macro.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\macro.cshtml:line 0
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageCoreAsync(IRazorPage page, ViewContext context)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageAsync(IRazorPage page, ViewContext context, Boolean invokeViewStarts)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderAsync(ViewContext context)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.RenderPartialCoreAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData, TextWriter writer)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.PartialAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData)
   at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_base.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\base.cshtml:line 11
Próximos eventos