Novidades no parto prematuro serão apresentadas em Campinas, durante Jornada da SOGESP (1)
Notícias SOGESP
Novidades no parto prematuro serão apresentadas em Campinas, durante Jornada da SOGESP
Com custos e riscos elevados, prematuridade tem incidência cada vez mais alta em países como o Brasil
Durante o mês de maio, o Centro de Convenções Expo D. Pedro, em Campinas, receberá a 12ª Jornada de Obstetrícia e Ginecologia de Campinas e Região. Realizado pela SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), o evento está marcado para os dias 23 e 24 e traz, em seu programa, temas de constante presença na prática do médico GO.
Entre as muitas aulas, palestras e debates, dr. Ricardo Porto Tedesco, mestre e doutor em Tocoginecologia pela UNICAMP, estará coordenando a mesa sobre prematuridade, que acontece na quinta-feira, 23, no período da manhã.
Ricardo, que também é professor adjunto da disciplina de Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, explica que recém-nascidos são considerados prematuros quando nascem depois da 22ª semana de gestação e antes da 37ª. Por ter uma incidência alta, riscos elevados e custos relevantes, a prematuridade é um assunto especial dentro da atividade obstétrica, merecendo um módulo exclusivo durante a Jornada.
“Há de se levar em conta as consequências que uma experiência dessas traz tanto para o bebê quanto para a mãe. Geralmente, crianças que nasceram prematuras têm o desenvolvimento mais lento e podem ter deficiências auditiva e visual. Além disso, elas têm mais chances de desenvolver complicações pulmonares. Para a mulher, a maior sequela é o trauma emocional e psicológico, que podem impactar sua saúde reprodutiva”, esclarece dr. Ricardo.
Atualmente, segundo o ginecologista, é possível prever, em alguns casos, quais mães têm mais chance de dar a luz antes do tempo ideal: “Por volta das 22 semanas de gestação, realizamos uma avaliação de comprimento cervical. Nela, através de um ultrassom intravaginal, medimos o tamanho do colo do útero. Essa medida tem relação com maior ou menor incidência de prematuridade. Tendo essa informação, o médico pode trabalhar em medidas preventivas para evitar o parto prematuro”.
Durante a mesa sobre o tema, serão apresentados e discutidos assuntos como fatores de risco, rastreamento no pré-natal, novidades em tocólise, cerclagem de urgência e pessário e assistência ao parto pré-termo.
As inscrições para a XII Jornada de Obstetrícia e Ginecologia de Campinas e Região ainda estão abertas e são feitas através do site da SOGESP, na aba “Eventos”
Microsoft.CSharp.RuntimeBinder.RuntimeBinderException: 'Newtonsoft.Json.Linq.JValue' does not contain a definition for 'macroAlias' at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object ) at System.Dynamic.UpdateDelegates.UpdateAndExecute1[T0,TRet](CallSite site, T0 arg0) at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object ) at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_macro.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\macro.cshtml:line 0 at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageCoreAsync(IRazorPage page, ViewContext context) at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageAsync(IRazorPage page, ViewContext context, Boolean invokeViewStarts) at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderAsync(ViewContext context) at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.RenderPartialCoreAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData, TextWriter writer) at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.PartialAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData) at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_base.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\base.cshtml:line 11