11 99167-0001 11 3884-7100 contato@sogesp.org.br
Logo SOGESP

Segurança no trânsito durante a gravidez e puerpério

São Paulo, 10 de outubro de 2023.

Segurança no trânsito durante a gravidez e puerpério

Publicamos a seguir as diretrizes sobre segurança no trânsito durante a gravidez e puerpério da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, Abramet. Elas traduzem uma avaliação das consequências do envolvimento materno e fetal em sinistros de trânsito, definindo recomendações para gestantes e puérperas, visando à redução de mortes e ferimentos ocorridos no trânsito nesta população.

Os  autores são especialistas em Ginecologia e Obstetrícia e em Medicina de Tráfego, sem conflitos de interesse e, portanto, visam exclusivamente contribuir com subsídios científicos para o deslocamento seguro da mulher, especialmente no período gravídico puerperal.

Os acidentes no trânsito, a propósito, são uma preocupação global. Somente no Brasil, entre 2010 e 2019, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), foram mais de 390 mil óbitos em ocorrências relacionadas a transportes terrestres. Nesse cenário, é crucial destacar que gestantes e puérperas enfrentam desafios bastante particulares.

O crescimento uterino e outras mudanças fisiológicas naturais vivenciadas por mulheres grávidas, que representam uma parcela significativa dos motoristas no país, podem afetar sua posição ao volante e aumentar o risco de lesões – tanto para elas quanto para os bebês.

Além disso, distúrbios do sono, por exemplo, comuns durante a gestação, comprometem a atenção e os reflexos, tornando essas mulheres mais suscetíveis a acidentes, como indica o material elaborado pela Abramet a partir das mais recentes evidências científicas. Confira.

 

Acesse o documento completo AQUI

 

Próximos eventos