SOGESP Campinas: pré-eclâmpsia em debate
Notícias SOGESP
Com a ideia de reunir as diversas universidades e os maiores hospitais da regional de Campinas, ocorreu, em 25 de outubro, a Discussão de Caso Clínico – Pré-eclâmpsia na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas – SMCC, por iniciativa da SOGESP.
Além de presencial, o debate científico foi transmitido por videoconferência. A ideia surgiu, pela necessidade constante de discussão de complicações frequentes na região de uma forma mais abrangente. De acordo com a dra. Fernanda Surita, diretora de eventos da SOGESP de Campinas, objetivo foi proporcionar a troca de conhecimento, rever abordagens nos diferentes serviços e assim atualizar os ginecologistas sobre a condução de casos de pré-eclâmpsia, visando a qualificação contínua da assistência.
“Foi uma ação educativa com abordagem prática de um tema relevante. A síndrome hipertensiva é a principal causa de morte materna e morbidade materna grave além de ser uma causa importante de prematuridade no nosso país”.
Compareceram mais de 40 especialistas, e mais 6 pontos de internet permaneceram online para interação e perguntas a distância.
A discussão aconteceu em torno de um caso real trazido pelo Dr. Marco Marangoni médico residente do Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e foi precedido por uma abordagem teórica de atualização feita pela Dra. Maria Laura Costa (UNICAMP). Posteriormente o caso foi discutido pelos Drs. Octavio de Oliveira Santos Filho (Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCCAMP), Ricardo Porto Tedesco (Faculdade de Medicina de Jundiaí) e Marcos Miele da Ponte (Hospital Maternidade de Campinas).
Nossa intenção é realizar outras reuniões no mesmo estilo sobre questões diversas da ginecologia e obstetrícia, tendo como base problemas prevalentes na região.