11 99167-0001 11 3884-7100 contato@sogesp.org.br
Logo SOGESP

SOGESP e Secretaria Municipal da Saúde firmam parceria por redução de mortalidade materna

São Paulo, 17 de abril de 2025

Na segunda-feira, 15 de abril, uma reunião marcou uma importante parceria firmada entre a SOGESP e o Comitê de Mortalidade Materna da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

A SOGESP esteve representada por sua presidente, Dra.  Maria Rita de Souza Mesquita, além dos Drs. Fernando Sansone Rodrigues, primeiro vice-presidente SOGESP; Vera Therezinha Medeiros Borges, segunda vice-presidente; e Rosiane Mattar, diretora científica. Da Secretaria, participaram Claudia Maria Ricardo Serafim Giaccio, presidente do Comitê de Mortalidade Materna; Ana Claudia Guedes, vice-presidente do Comitê; além das Dras. Mona Lisa Pantano de Carvalho e Ligia Santos Mascarenhas, que integram a área técnica da Secretaria.

A SOGESP foi procurada pelo Comitê para que, juntas, possam trabalhar pela redução da mortalidade materna.

“Uma das principais funções do nosso Comitê é verificar, por meio de prontuários médicos, exames e outros documentos disponíveis nos hospitais, públicos e privados, o maior número possível de informações relacionadas aos casos registrados de mortalidade materna, a fim de melhorar os serviços, acertar eventuais falhas e, assim, reduzir estes números”, explica Lígia.

Segundo as representantes presentes na reunião, os Comitês de Mortalidade Materna municipais existem em todo o país e não têm caráter investigativo punitivo, mas mantém sua presença para ações informativas e educativas, em prol de implementar melhores condições de atendimento à mulher.

O Comitê vem se reunindo com diversas organizações e entidades médicas, a exemplo da SOGESP, buscando este esclarecimento acerca de suas funções juntos aos estabelecimentos de saúde e da importância da minuciosa verificação das circunstâncias de todo caso de morte materna, para que sejam tomadas providências de modo a reduzir os casos evitáveis, que são a grande maioria, explicou Cláudia.

Na reunião, a Dra. Maria Rita colocou a SOGESP à disposição do Comitê, disponibilizando canais de comunicação para campanhas de redução de mortalidade materna, bem como para esclarecer a importância da colaboração dos associados, sempre que solicitados pelo Comitê.

“Um trabalho informativo sobre estas questões é de suma importância e deve ser realizado de forma permanente, bem como reforçado neste próximo mês de maio, quando comemoramos o Dia de Redução da Mortalidade Materna”, afirmou a presidente da SOGESP.

Para complementar este trabalho informativo, a Dra. Rosiane Mattar sugeriu que o tema siga sendo pautado nas programações de eventos científicos, em podcasts, nas redes sociais e demais canais de divulgação, sempre que possível.

Por fim, Ana Claudia solicitou que seja lembrado aos associados a importância da atenção ao preenchimento dos prontuários médicos.

“Este documento é de suma importância em diversos aspectos, assim como nos casos de mortalidade materna. Somente com a completa descrição dos dados, informações de visitas hospitalares, entre outros, será possível identificar eventuais causas, situações que poderiam ser prevenidas ou até mesmo constatar que não houve falha”, finalizou.

Próximos eventos
Local : Hotel Mercure São José dos Campos Av. Jorge Zarur, 81 - Torre II - Jardim Apolo, São José dos Campos - SP

Local : Transmissão via Zoom

Local : Royal Tulip JP Ribeirão Preto Via Dr. Jeremias de Paula Martins, 101 - Jardim Zinato, Ribeirão Preto/SP

Local : Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) Av. Brigadeiro Faria Lima, 5416 Vila São Pedro, São José do Rio Preto/SP

Local : Novotel Sorocaba - Avenida Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP