SOGESP e Secretaria Municipal da Saúde firmam parceria por redução de mortalidade materna
São Paulo, 17 de abril de 2025
Na segunda-feira, 15 de abril, uma reunião marcou uma importante parceria firmada entre a SOGESP e o Comitê de Mortalidade Materna da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.
A SOGESP esteve representada por sua presidente, Dra. Maria Rita de Souza Mesquita, além dos Drs. Fernando Sansone Rodrigues, primeiro vice-presidente SOGESP; Vera Therezinha Medeiros Borges, segunda vice-presidente; e Rosiane Mattar, diretora científica. Da Secretaria, participaram Claudia Maria Ricardo Serafim Giaccio, presidente do Comitê de Mortalidade Materna; Ana Claudia Guedes, vice-presidente do Comitê; além das Dras. Mona Lisa Pantano de Carvalho e Ligia Santos Mascarenhas, que integram a área técnica da Secretaria.
A SOGESP foi procurada pelo Comitê para que, juntas, possam trabalhar pela redução da mortalidade materna.
“Uma das principais funções do nosso Comitê é verificar, por meio de prontuários médicos, exames e outros documentos disponíveis nos hospitais, públicos e privados, o maior número possível de informações relacionadas aos casos registrados de mortalidade materna, a fim de melhorar os serviços, acertar eventuais falhas e, assim, reduzir estes números”, explica Lígia.
Segundo as representantes presentes na reunião, os Comitês de Mortalidade Materna municipais existem em todo o país e não têm caráter investigativo punitivo, mas mantém sua presença para ações informativas e educativas, em prol de implementar melhores condições de atendimento à mulher.
O Comitê vem se reunindo com diversas organizações e entidades médicas, a exemplo da SOGESP, buscando este esclarecimento acerca de suas funções juntos aos estabelecimentos de saúde e da importância da minuciosa verificação das circunstâncias de todo caso de morte materna, para que sejam tomadas providências de modo a reduzir os casos evitáveis, que são a grande maioria, explicou Cláudia.
Na reunião, a Dra. Maria Rita colocou a SOGESP à disposição do Comitê, disponibilizando canais de comunicação para campanhas de redução de mortalidade materna, bem como para esclarecer a importância da colaboração dos associados, sempre que solicitados pelo Comitê.
“Um trabalho informativo sobre estas questões é de suma importância e deve ser realizado de forma permanente, bem como reforçado neste próximo mês de maio, quando comemoramos o Dia de Redução da Mortalidade Materna”, afirmou a presidente da SOGESP.
Para complementar este trabalho informativo, a Dra. Rosiane Mattar sugeriu que o tema siga sendo pautado nas programações de eventos científicos, em podcasts, nas redes sociais e demais canais de divulgação, sempre que possível.
Por fim, Ana Claudia solicitou que seja lembrado aos associados a importância da atenção ao preenchimento dos prontuários médicos.
“Este documento é de suma importância em diversos aspectos, assim como nos casos de mortalidade materna. Somente com a completa descrição dos dados, informações de visitas hospitalares, entre outros, será possível identificar eventuais causas, situações que poderiam ser prevenidas ou até mesmo constatar que não houve falha”, finalizou.