SOGESP realiza live para desvendar o uso de anabolizantes na mulher
Notícias SOGESP
No dia 13 de abril, às 20h, a SOGESP realizará em seu Instagram (@sogesp.sp) uma importante live sobre o uso de esteroides anabolizantes. O evento “Desvendando o uso de anabolizantes na mulher: olhar técnico e científico”, o primeiro organizado pela Comissão de Mídias Sociais da Associação, foi planejado em um momento de grande preocupação com o uso dos hormônios.
“A ideia é tratar do uso indiscriminado de anabolizantes, fazer uma advertência, porque são graves as consequências para a saúde feminina”, explica Fabiano Elisei Serra, que comandará a live. Serra é professor de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Santo Amaro (Unisa), coordenador da Obstetrícia do Hospital Maternidade Interlagos (HMI) e doutorando em Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
“Coincidentemente, dois ou três dias após a reunião da nossa Comissão, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), à qual a SOGESP é filiada, se posicionou sobre o tema e liberou uma carta”, conta o dr. Fabiano. No documento, diversas sociedades médicas pedem ao Conselho Federal de Medicina (CFM) a regulamentação do uso de anabolizantes, dado o crescente número de complicações entre mulheres e a disseminação de informações deturpadas sobre o assunto em redes sociais.
Em resposta às postagens que fazem apologia à utilização dos hormônios, “transmitindo uma falsa expertise e segurança na sua prescrição, colocando em risco a saúde da população”, como pontua a carta, o dr. Fabiano lembra que muitas pessoas têm levantado uma hashtag no Instagram: #bombatofora.
“Já existe toda uma movimentação, escolhemos essa discussão para abrir as nossas lives porque é extremamente urgente. Mesmo quem não prescreve anabolizantes, recebe muitas pacientes que fazem uso. Os médicos precisam saber como lidar com a situação.”
Vale ressaltar que os hormônios podem levar a irregularidades menstruais e problemas de fertilidade a longo prazo; a mudanças de humor; ao crescimento de pelos em áreas incomuns; ao surgimento de acne; a danos no fígado, como tumores hepáticos e icterícia; ao desenvolvimento de doenças cardíacas e outras.
Os comentários permanecerão desabilitados durante a live, mas será aberta uma caixa de perguntas no dia do encontro. As mais relevantes serão selecionadas e respondidas pelo especialista. Não perca!
Sobre o evento
Data: 13 de abril
Plataforma: Instagram da SOGESP (@sogesp.sp)
Horário: 20h