11 99167-0001 11 3884-7100 contato@sogesp.org.br
Logo SOGESP

#Examina - Infecções sexualmente transmissíveis

São Paulo, 20 de junho de 2022.

Por Cassiana Giribela

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos transmitidos, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

Sintomas das infecções sexualmente transmissíveis

As IST podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, e outros sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de gânglios (“ínguas”). São alguns exemplos de IST: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C.

As IST aparecem, principalmente, no órgão genital, mas podem surgir também em outras partes do corpo (ex.: palma das mãos, olhos, língua).

Algumas IST podem não apresentar sinais e sintomas, e se não forem diagnosticadas e tratadas, podem levar a graves complicações, como infertilidade, câncer ou até morte. Por isso, é importante fazer exames laboratoriais para verificar se houve contato com alguma IST, após ter relação sexual desprotegida – sem camisinha masculina ou feminina.

Sinais e sintomas

Cada IST apresenta sinais, sintomas e características distintos. São três as principais manifestações clínicas das IST: corrimentos, feridas e verrugas anogenitais.

HIV/aids e hepatites virais B e C

Além das IST que causam corrimentos, feridas e verrugas anogenitais, existem as infecções pelo HIV, HTLV e pelas hepatites virais B e C, causadas por vírus, com sinais e sintomas específicos.

Doenças Inflamatória Pélvica (DIP)

É outra forma de manifestação clínica das IST. Decorre de infecção por Chlamidia e Neisseria não tratadas. Atinge os órgãos genitais internos da mulher (útero, trompas e ovários), causando inflamações. Se não diagnosticada pode causar esterilidade.

Próximos eventos