Exercícios e peso corporal
Saúde e bem estar
Nos primeiros meses de atividade física o peso muda pouco, porque há perda de gordura, mas também aumenta a massa muscular. A redução do peso começa a ocorrer depois de três meses de atividade regular, em geral, quando a massa muscular estabiliza, principalmente se a atividade física for associada a uma dieta balanceada. O exercício físico estimula vários neurotransmissores cerebrais e contribui para reduzir o apetite.
Exercícios físicos exercem sobrecarga mecânica sobre os ossos e estimulam a remodelação óssea. Associados à ingestão adequada de cálcio, eles contribuem para aumentar a massa óssea, tanto em pessoas jovens quanto em idosas. São necessários exercícios específicos para melhorar a massa óssea de regiões diferentes do corpo, como braços e pernas, uma vez que o exercício beneficia diretamente os ossos da região muscular movimentada. Andar, por exemplo, é um exercício excelente para os ossos das pernas e da coluna vertebral.
Para a prática de exercícios prefira roupas de materiais leves e flexíveis. Roupas apertadas, emborrachadas ou de materiais que aquecem o corpo não são recomendadas, porque podem levar ao hiperaquecimento e à exaustão térmica do organismo. A perda excessiva de suor anula os benefícios do exercício.
CONFIRA NO QUADRO O TEMPO DE ATIVIDADE FÍSICA NECESSÁRIO PARA ATINGIR UM BOM NÍVEL DE CONDICIONAMENTO FÍSICO E COMECE HOJE MESMO SUA PRÁTICA
- Frequência: três a cinco dias por semana.
- Duração: 50 a 60 minutos de atividade aeróbica contínua.
- Tipo de atividade: qualquer uma que empregue grandes grupos musculares e seja rítmica, contínua: corrida marcha rápida ou caminhada, natação, patinação e ciclismo.
- Os exercícios físicos devem ser sempre precedidos de aquecimento e alongamento de 5 a 10 minutos. Em geral sob a forma de estiramento lento, que evita lesões e reduz as dores musculares.
- Exercícios de contração de grandes grupos musculares como o quadríceps (músculo da parte anterior da coxa) e os glúteos (bumbum), aumentam a força e melhoram a estabilidade das articulações.
Ganho de peso e alterações no corpo
A mudança nos níveis hormonais após a menopausa leva a alterações no formato do corpo. A tendência a partir dessa fase da vida é ganhar volume no abdome e perder nos quadris e coxas. A proporção entre gordura corporal e massa muscular ou magra também se modifica, mesmo em mulheres que mantiveram o mesmo peso ao longo da vida. Enquanto uma jovem de 25 anos, com 58 quilos, por exemplo, tem 27% de gordura na composição de seu peso, a mulher de 50 anos e mesmo peso terá 40% de gordura corporal.
Sem dúvida o estilo de vida e a dieta estão associados a essas alterações. Mulheres que levam vida sedentária e consomem mais calorias do que gastam podem sentir mudanças no formato do corpo já no início da década dos 40 anos, ou seja, bem antes da época da menopausa.
A prática de exercícios aeróbicos e de musculação é capaz de reverter essa tendência, além de melhorar muito a condição física das mulheres durante e após a menopausa. Atividades vigorosas como corrida, ginástica e levantamento de peso levam o músculo a exercer sobrecarga sobre o osso, o que estimula o processo de reconstituição óssea permanente de nosso esqueleto.